Hoje em dia, com blogs, twitter e outras redes sociais, muitas pessoas tem se achado no direito de se dizerem jornalistas. É incrível, centenas de pessoas dando informações, e dizendo:
- Segundo minhas fontes, tal jogador negocia com um clube.
Só faço uma coisa, rir deles, e das pessoas que acreditam.
É fácil chutar, para isso, basta ouvir algum burburinho, tirar as próprias conclusões, escrever, e se der certo, méritos totais pra sí, mas se der errado, esqueçam, podem cobrar à vontade, que os "Jornalistas Chafariz", como costumo chamar essas pessoas que utilizam do twitter, para divulgar informações, como se estivessem cheios de fontes, não vão se pronunciar mais sobre o assunto.
Outra modalidade que tem crescido muito, é a de "Jornalista Jardineiro", são aqueles, que mesmo profissionais, trabalhando em grandes empresas, plantam várias notícias, principalmente nesta época, em que o mercado de transferências é movimentado com frequência.
Como já disse em outra postagem minha, sou desconfiado por natureza, mas entendo o por que as pessoas fazem esse tipo de coisa. Sabe por que? Por que especulação gera curiosidade, curiosidade gera acessos, e acessos levam a seguidores (no caso do twitter é claro). E com um número grande de seguidores, as pessoas se acham importantes.
Pelo menos comigo, esse tipo de pessoa nunca terá credibilidade, e principalmente respeito. Dois itens que considero de fundamental importância para considerar alguém, um bom Jornalista. Outra coisa que digo com certa frequência, é que mais importante para um Jornalista, é dar a informação, não divulga-la em primeira mão.
É extremamente importante que pessoas jovens se interessem pela profissão, porém, mas importante que isso, é que elas se interessem pela seriedade que o Jornalismo exige. Eu particularmente tenho o sonho de ser Jornalista, mas sei também, que estou anos luz a distância disso.
Afirmo e reafirmo, sou apenas um blogueiro, longe de ser Jornalista.