Tempo Real

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Opinião sobre os famosos chutadores do twitter

Hoje em dia, com blogs, twitter e outras redes sociais, muitas pessoas tem se achado no direito de se dizerem jornalistas. É incrível, centenas de pessoas dando informações, e dizendo:

- Segundo minhas fontes, tal jogador negocia com um clube.

Só faço uma coisa, rir deles, e das pessoas que acreditam.

É fácil chutar, para isso, basta ouvir algum burburinho, tirar as próprias conclusões, escrever, e se der certo, méritos totais pra sí, mas se der errado, esqueçam, podem cobrar à vontade, que os "Jornalistas Chafariz", como costumo chamar essas pessoas que utilizam do twitter, para divulgar informações, como se estivessem cheios de fontes, não vão se pronunciar mais sobre o assunto.

Outra modalidade que tem crescido muito, é a de "Jornalista Jardineiro", são aqueles, que mesmo profissionais, trabalhando em grandes empresas, plantam várias notícias, principalmente nesta época, em que o mercado de transferências é movimentado com frequência.

Como já disse em outra postagem minha, sou desconfiado por natureza, mas entendo o por que as pessoas fazem esse tipo de coisa. Sabe por que? Por que especulação gera curiosidade, curiosidade gera acessos, e acessos levam a seguidores (no caso do twitter é claro). E com um número grande de seguidores, as pessoas se acham importantes.

Pelo menos comigo, esse tipo de pessoa nunca terá credibilidade, e principalmente respeito. Dois itens que considero de fundamental importância para considerar alguém, um bom Jornalista. Outra coisa que digo com certa frequência, é que mais importante para um Jornalista, é dar a informação, não divulga-la em primeira mão.

É extremamente importante que pessoas jovens se interessem pela profissão, porém, mas importante que isso, é que elas se interessem pela seriedade que o Jornalismo exige. Eu particularmente tenho o sonho de ser Jornalista, mas sei também, que estou anos luz a distância disso.

Afirmo e reafirmo, sou apenas um blogueiro, longe de ser Jornalista.




segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Sobre os melhores do Mundo da Fifa


Agora pouco aconteceu a premiação da Fifa para melhores do mundo no futebol. Uma premiação interessante, que em seu principal prêmio, tinha como candidato um favorito absoluto, a chance de Messi não ser coroado o melhor do mundo, era totalmente nula. Vamos então a alguns comentários pessoais sobre a premiação.

Começando pelo melhor técnico feminino, o eleito de forma merecida foi o treinador Norio Sasaki, que levou o Japão ao título da Copa do Mundo em 2011.

Já como melhor técnico masculino, o melhor não poderia ser outro, a não ser o treinador da melhor equipe do mundo, Pep Guardiola, campeão de tudo que disputou com o Barcelona.

O gol mais bonito, não tem como se definir em justo, ou não justo. Acredito que cada um tenha seu gosto pessoal, e no meu modo de ver, o craque santista Neymar, mereceu levar esse prêmio, já que marcou um gol fantástico, em um dos melhores jogos da temporada 2011.

Na questão de melhor jogadora do mundo, a vencedora de forma amplamente justa, foi Homare Sawa, principal jogadora da campanha do Japão na conquista da Copa do Mundo. Realmente estava na cara, que este ano, a Marta não sairia como vencedora. O ano de 2011, não foi bom, nem para a craque brasileira, e nem para a seleção do Brasil.

Como dito anteriormente, o melhor do mundo não poderia ser outro, Lionel Messi conquistou pela terceira vez consecutiva o prêmio de melhor jogador do planeta bola.

Resumindo tudo o que foi dito, não tenho nada a discordar da premiação, os melhores realmente venceram.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

A maré não está para camarões

E o Palmeiras deverá fechar com mais um reforço para a próxima temporada. Se bem que não sei se esse jogador pode ser considerado reforço, trata-se do meio campo Carlos Alberto, ex jogador de Corinthians, Vasco, Grêmio, e mais recentemente Bahia. O jogador chega para mostrar o quão fraca está a safra de camarões, não é doutor Tirone ?

Carlos Alberto é do tipo jogador confusão, onde passa deixa um rastro de fumaça. Tem um certo talento pra jogar futebol, porém, muitas vezes o esconde através das confusões arrumadas pelo mesmo.

O presidente do Palmeiras disse recentemente que é ótimo jogar no Palmeiras, será mesmo ?

Alguns nomes já foram cogitados na equipe paulista, é o caso de Douglas, Ariel, Obina, Diego Tardelli, dentre outros. Uns até pode ser considerados bons jogadores, outros nem tanto. Fato mesmo, é que de concreto o clube paulista só apresentou o ala esquerdo Juninho, ex Figueirense, que foi bem na ultima temporada, mas chega ao Palmeiras como uma aposta.

O zagueiro Román, ex River Plate, também foi contratado, e a princípio, as informações sobre o atleta não são as melhores, já que na grande oportunidade da carreira, o zagueiro não conseguiu executar um bom trabalho, e esteve presente na campanha que rebaixou o River para a série B do campeonato Argentino. Bom, mas como não vi ele jogar, não posso dar uma opinião técnica sobre o futebol deste zagueiro.

Daniel Carvalho também deverá chegar, mas não pensem que é solução. Este camarão, já está passando do ponto. O Daniel é um atleta que viu seu auge passar a certo tempo, é claro que a experiência, e o bom toque de bola, podem pesar positivamente para o jogador. E falando em pesar, o grande problema do meio campista, é o lado físico, mas com esforço e treinamento, isso pode ser resolvido. Mas a dúvida que fica é a seguinte, se em uma temporada no Atlético-MG, ele não retomou a boa forma física, o que nos faz acreditar que no Palmeiras ele possa retomar ?

Sobre Montillo

A novela Montillo se estendeu por longos meses, e hoje parece, mas apenas PARECE, ter chegado a um final. Ao que tudo indica, o jogador argentino ficará mesmo no Cruzeiro, clube no qual se destacou na ultima temporada, mesmo que, esse indício não bata com a vontade do jogador, que claramente é de jogar pelo Corinthians, seja por uma questão financeira, ou familiar.

O São Paulo foi o clube que teria elaborado a melhor proposta, uma boa quantia financeira, e mais um pacote de jogadores, que poderiam suprir alguns pontos falhos da equipe mineira. Mas ao que parece, o São Paulo, que foi o único clube a tratar diretamente com o Cruzeiro sobre a negociação, nunca chegou a agradar fortemente o jogador e seu empresário. E justamente por isso, o clube do Morumbi foi o primeiro a desistir de uma possível transação.

O Corinthians sonhou com Tevez, prometeu gastar fortunas em investimento para a temporada 2012, em busca de seu maior sonho, ou desejo, a Taça Libertadores da América. Mas todo esse alarde financeiro, parece realmente ter sido algo surreal, já que o Timão não ofereceu a quantia pedida pela diretoria do clube celeste pelo jogador.

Hoje a diretoria alvinegra revelou, por meio de uma nota oficial, que desistiu de contratar o jogador. Eu, desconfiado que sou, só acredito nessa desistência, depois que ver o bom jogador argentino entrando em campo com a camisa do Cruzeiro.

Acredito sim, que a diretoria do Corinthians perdeu um bom tempo investindo demais apenas no Montillo, o mercado da bola apresenta outros jogadores, do mesmo nível que o meia. É o caso de Douglas, por exemplo, que inclusive, já tem uma certa identificação com a torcida do Corinthians.

Para o Cruzeiro, a permanência do jogador pode servir como um sinal de mudança. Mudança de estratégia, já que com certeza, se o presidente da equipe fosse Zezé Perrela, Montillo já teria sido vendido, e não digo isso por que penso que o ex presidente fosse incompetente, longe disso. Apenas, como todos sabemos, em sua gestão, Perrela sempre negociava um grande nome da equipe, para garantir o orçamento do clube. O atual presidente, Gilvan Tavares, pode se utilizar da permanência do atleta, como um grande trunfo, tanto para conquistar a confiança da torcida, como para dar um início tranquilo para sua gestão.

Não acredito que essa história tenha acabado por aqui, nos próximos dias poderemos ter algumas novidades sobre esse assunto. No futebol, tudo pode acontecer.

Tudo que foi dito, faz parte de uma simples opinião. Nada de informação.