Tempo Real
sábado, 25 de agosto de 2012
Palmeiras: A preocupação chegou.
E o Palmeiras perdeu para o Santos por 2 x 1 no estádio do Pacaembu em jogo válido pela 19° rodada do campeonato brasileiro, que também pode ser chamada, de ultima rodada do primeiro turno. Com a derrota, a equipe de Palestra Itália termina a primeira fase do campeonato na zona de rebaixamento, com aproveitamento inferior ao do campeonato de 2002, quando o time foi rebaixado para a segunda divisão. É bem verdade que a formula de disputa da competição também era diferente.
Ora pois, vamos pegar um exemplo mais recente então. Em 2011 quando o Palmeiras brigou para não cair até 3 rodadas antes do término da competição, foram 10 derrotas durante todo o campeonato, já em 2012, a equipe termina a primeira fase com 11 derrotas.
O Palmeiras tem pela frente uma sequência onde pode conseguir uma boa pontuação, encarando a Portuguesa, fora de casa, e depois dois duelos como mandante, recebendo Grêmio e Sport. Após esses confrontos, a tabela traz uma sequência árdua para o Palmeiras, colocando pela frente, Atlético-MG e Vasco, como visitante, e depois o clássico contra o Corinthians, teoricamente, em casa (o jogo deve ser disputado em Presidente Prudente, pelo menos, há essa possibilidade).
É claro que os desfalques (muitos) pesam demais no momento da equipe, que por sinal, disputa duas competições de forma simultâneas. Já que ao eliminar o Botafogo, a equipe seguiu em frente na copa Sul-Americana.
O discurso no lado do clube, é de que a copa Sul-Americana é importante, e portanto, o clube vai com tudo para disputar o título. Eis que eu questiono, o time tem elenco para a disputa de dois campeonatos? Não seria melhor privilegiar um deles, no caso o brasileiro? Um time com tantos desfalques, não se desgasta mais rápido com uma quantidade maior de jogos? Mas isso não cabe a mim, 80% dos torcedores do Palmeiras discordam dessa opinião.
Certo mesmo, é que até essa derrota para o Santos, eu tinha convicção de que o Palmeiras não iria brigar para cair, porém, o fato de terminar o primeiro turno na zona de rebaixamento, fez com que toda essa convicção fosse pro "ralo". Existem clubes com elenco bem inferior, e por isso a esperança de dias melhores continua viva.
Reclamar de arbitragem? Bom, não adiantaria. Infelizmente, erros já se tornaram comuns, reclamamos sempre, mas não resolvem nunca. E isso não apenas com o Palmeiras, mas se estende aos 20 clubes do campeonato.
Enfim, como torcedor, espero que o Palmeiras comece a converter as chances criadas em gols. Porque apesar de tudo, o futebol que a equipe vem demonstrando, não é ruim, o time criou bastante no jogo contra o Santos. Mas a equipe não pode depender apenas de um dia inspirado do Barcos, que deverá ficar de fora dos confrontos contra Sport e Atlético-MG, já que foi convocado para servir a seleção Argentina. Valdívia, quando está em campo, corresponde, mas pode chamar mais a responsabilidade.
Dias melhores virão. A esperança existe, e é verde, e ela é a última que morre. Estamos na libertadores, e não estaremos na segunda divisão.